Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TCE Ceará recebe valorosa contribuição bibliográfica de conselheiro sergipano

    O Tribunal de Contas do Estado do Ceará, durante o II Encontro de Ouvidorias, recebeu três publicações que irão compor o acervo da Biblioteca Ministro Raimundo Girão. O ouvidor da Corte de Contas de Sergipe, conselheiro Carlos Pinna de Assis, entregou para o conselheiro substituto e ouvidor do TCE Ceará, Itacir Todero, os seguintes livros: “Obras reunidas de José Amado Nascimento”; “Lourival Baptista – Pacificação e Desenvolvimento”; e “Getúlio escreve a Lourival - Os bilhetes à Casa Civil da Presidência da República (1951 e 1954)”.

    “É uma honra entregar esses livros ao anfitrião do evento, ouvidor Itacir Todero, para que integre ao acervo do TCE do Ceará, que é um Tribunal exemplo para todo Brasil”, destaca o ouvidor Carlos Pinna. Segundo ele, duas destas obras homenageiam os centenários do ex-governador Lourival Baptista, criador do TCE de Sergipe, e do conselheiro aposentado José Amado Nascimento, nome que leva à Escola de Contas sergipana. A terceira publicação é composta de documentos de Ordem de Governo do presidente Getúlio Vargas, em seu último mandato constitucional (1951 a 1954).

    Para o ouvidor Itacir todero, a doação das obras dará uma valorosa contribuição para o acervo da Biblioteca do TCE Ceará.

    Lourival Baptista – Pacificação e Desenvolvimento

    Registro da vida profissional e política de Lourival Baptista, desempenhada através dos cargos ocupados na administração pública: Deputado Estadual, Prefeito, Deputado Federal, Governador, Secretário de Educação e Cultura e Senador.

    Obras reunidas de José Amado Nascimento

    Reúne, em quase 200 páginas, parte da obra literária do conselheiro aposentado, inclui três brochuras poéticas publicadas pelo Movimento Cultural de Sergipe e um livreto com um texto crítico sobre Gilberto Barros, fruto de seu discurso na Academia Sergipana de Letras, em 1971.

    Getúlio escreve a Lourival - Os Bilhetes à Casa Civil da Presidência da República (1951 e 1954)

    Documentos de Ordem de Governo do presidente Getúlio Vargas, do seu último mandato, que foi um governo constitucional de 51 a 54, em que ele indica todas as providências, cerca de 600 documentos ao seu chefe da Casa Civil, que era sergipano e guardou esses documentos por 50 anos. “A publicação é inédita e muda a historiografia brasileira. É o governo sendo operado em sistema absolutamente constitucional e republicano por alguém que tinha muito gosto em governar, que era o Getúlio Vargas. Esse livro mostra que é possível governar bem mesmo em tempos de crise. Nenhuma crise foi maior do que atravessamos em 54. Ele governou até seu último dia com maestria e é isso que queremos obviar com essa publicação”, relata Carlos Pinna.

    Assessoria de Comunicação Social

    comunicacao@tce.ce.gov.br

    (85) 3488.5958

    (85) 3488.5905

    • Publicações1603
    • Seguidores6
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações54
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tce-ceara-recebe-valorosa-contribuicao-bibliografica-de-conselheiro-sergipano/387066172

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)