Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TCE Ceará participa de Congresso Nacional de Contabilidade que destaca transparência e uso da tecnologia

    Fortaleza está sediando, até quarta-feira (14/9), o 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade, no Centro de Eventos do Ceará. O evento reúne cerca de oito mil pessoas, entre profissionais e estudantes da área, para debater o com o tema “Contabilidade: transparência para o controle social”. A abertura ocorreu na noite do domingo (11/9). O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, conselheiro Edilberto Pontes, compôs a mesa de honra.

    Pela terceira vez em Fortaleza (1976, 1996 e 2016), o 20º Congresso contou com a presença do Ministro do TCU, Augusto Nardes, que destacou a eficiência do encontro e ressaltou a importância do profissional da contabilidade. “O grane número de participantes é resultado da aplicação das regras da boa governança: direcionar, avaliar e monitorar. Se todos escutassem mais os conselhos dos seus profissionais da contabilidade, o Brasil e nossas empresas estariam em outro patamar de desenvolvimento.”

    Nardes disse ainda que o País vive um novo momento, o da transparência. “Há mais de 800 anos, na Inglaterra, já haviam estipulado que o Estado não poderia gastar mais do que arrecada. Quando presidente do TCU, busquei auxílio de organismos internacionais para fazer com que essa regra fosse cumprida. E fiz com que fosse. Em 2014, rejeitamos as contas do governo federal e, em 2015, os erros continuaram; novamente as rejeitamos. É necessário que os governos ouçam seus contadores.”

    O auditório do Centro de Eventos recebeu, também, os presidentes dos 27 Conselhos Regionais de Contabilidade, os conselheiros do Conselho Federal de Contabilidade e os detentores da Medalha João Lyra. Realizado a cada quatro anos, o congresso reúne respeitados nomes da área contábil nacional e internacional e constitui em um cenário de oportunidades de negócios, além de oferecer ao público um momento para a troca de ideias e experiências.

    O encontro foi marcado pelo uso da tecnologia. Um vídeo 3D contou a história dos Congressos Brasileiros e as mais relevantes conquistas da classe contábil. Utilizando um personagem, caracterizado como Santos Dumont, o vídeo levou os congressistas a realizarem uma “viagem no tempo”, decolando com o “14 bis” e, em 2016, pousando em Fortaleza em um moderno avião, em uma analogia com a modernização da profissão contábil.

    Do TCE Ceará, participam do evento os servidores José Wesmey da Silva (controlador), Alexandre Rosa Reis, José Antônio Capelo Laje, Tatiane Cavalcante Pimenta Gomes e Maria do Nascimento Arruda.

    Com fotos da Assessoria do Congresso.

    Assessoria de Comunicação Social

    comunicacao@tce.ce.gov.br

    (85) 3488.5958

    (85) 3488.5905

    • Publicações1603
    • Seguidores6
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações80
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tce-ceara-participa-de-congresso-nacional-de-contabilidade-que-destaca-transparencia-e-uso-da-tecnologia/382852901

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)