Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Aprovada reestruturação do controle externo do TCE Ceará

    Aprovada no expediente da sessão plenária desta terça-feira (12/4) a Resolução Administrativa nº 02/2016. A proposta de reforma administrativa, apresentada pelo presidente do Tribunal, conselheiro Edilberto Pontes, visa dar mais celeridade, modernidade e transparência às ações e à análise dos julgamentos na Corte de Contas a partir da reestruturação do controle externo.

    De acordo com a Resolucao, o TCE Ceará terá uma Assessoria de Informações Estratégicas para elaborar ações a partir do conhecimento compartilhado com outros órgãos e entidades da Administração Pública. Entre os objetivos da Corte de Contas estão os de facilitar a identificação de indícios de irregularidades, prevenir e combater a corrupção.

    Caberá a esse núcleo de informações estratégicas, vinculado à Secretaria de Controle Externo (Secex), obter, tratar, integrar e sistematizar as bases de dados coletadas de fontes internas e externas, bem como produzir e gerir conhecimentos que contribuam para a atuação do Tribunal.

    A Secex também contará com uma Diretoria de Controle Especializado, composta pelas gerências de Análise Prévia de Editais e Fiscalização de Contratos; de Avaliação de Políticas Públicas; de Fiscalização de Convênios; de Fiscalização de Obras de Engenharia e Meio Ambiente e de Fiscalização de Operações de Crédito Externas e Tecnologia da Informação. Essa Diretoria irá propor auditorias sobre contratos, convênios, obras de engenharia, meio ambiente e tecnologia da informação e atuará fortemente no controle concomitante.

    A Diretoria de Controle de Contas, da Secex, vai possibilitar a implementação de rotinas para que os processos de prestação de contas sejam analisados até o exercício seguinte ao da apresentação. Paralelamente, atuará para reduzir o estoque de Prestações de Contas Anuais e buscará ações para automatizar a análise dos processos. Medidas semelhantes serão adotadas pela Diretoria de Controle de Atos de Pessoal, que, adicionalmente à análise dos atos sujeitos a registro, realizará auditorias na área de pessoal.

    A Resolução também prevê, entre outras, mudanças nas secretarias Geral e da Administração. Com a aprovação, o novo texto entra em vigor e são revogadas as disposições em contrário.

    Acessse a íntegra da Resolução Administrativa 02/2016

    Acesse o novo organograma do TCE Ceará

    • Publicações1603
    • Seguidores6
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações43
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aprovada-reestruturacao-do-controle-externo-do-tce-ceara/323566456

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)