Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Dissertações do Mestrado em Economia do Setor Público começam a ser defendidas

    Fruto da parceria entre o Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), por meio do Instituto Plácido Castelo (IPC), e a Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Ceará (CAEN/UFC), o Curso de Mestrado Profissional em Economia do Setor Público (MESP) chega a sua fase final: a apresentação das dissertações. Voltado a servidores do TCE, aos jurisdicionados e à sociedade, o Curso foi realizado no auditório do IPC.

    Moisés de Sousa Oliveira, servidor do gabinete do conselheiro Rholden Queiroz, foi o primeiro a apresentar seu trabalho de conclusão, em 27 de março último. A dissertação teve como tema “Diagnóstico para a Desindustrialização do Brasil: doença holandesa ou custo Brasil?”.

    Para Moisés, a localização e a qualidade do conteúdo programático somaram conhecimento ao servidor desta Corte que é graduado em Ciências Contábeis e tem pós-graduação em Gestão Pública. “O fato das aulas terem ocorrido aqui facilitaram porque eliminou o deslocamento. Quanto ao mestrado, foi muito proveitoso. As matérias podem ser aproveitadas nas análises do Tribunal, principalmente no que se refere à avaliação de políticas públicas, auditorias operacionais e nas análises dos órgãos, em especial das contas do Governo”, destaca Moisés.

    Analista da 13ª Inspetoria de Controle Externo (ICE), Delinda Almeida é graduada em Informática e Direito, tem pós-graduação em Gestão Estratégica de Projetos e agora está concluindo o trabalho de dissertação do Mestrado em Economia, no qual enfocará a Inovação na Indústria de Transformação.

    O tema versa sobre uma análise da influência da estrutura produtiva e do financiamento público nos dispêndios em inovação das indústrias de transformação no Brasil. Para Delinda, o curso só veio agregar valores. “Louvo a iniciativa do presidente Valdomiro Távora em incentivar esse mestrado e ao IPC pelo apoio que a gente precisava. A estrutura, por ser aqui, nos dava mais conforto. A temática vai me ajudar bastante nos trabalhos de auditoria. Foi muito bom estudar com colegas de trabalho, e a participação de pessoas de fora enriqueceu essa troca de experiências”, relata a servidora.

    De acordo com o diretor de Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-graduação, Francisco Otávio de Miranda Bezerra, a iniciativa da parceria IPC/TCE-CE com o CAEN/UFC, foi uma experiência exitosa e um momento especial para qualificação dos servidores. “Com os créditos concluídos, estamos entrando na reta final com a elaboração das dissertações pelos discentes. Estas, ao serem defendidas, terão como base de pesquisa a atividade fim do Tribunal. Tal parceria, dentro do compromisso do IPC, tem como meta a preocupação constante de qualificar os servidores desta Corte de Contas, visando a educação continuada, capacitando-os cada vez mais no aprimoramento do seu mister. Outras parcerias virão, tendo como seus maiores entusiastas, o diretor-presidente do IPC, conselheiro Alexandre Figueiredo, e o presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Valdomiro Távora”, ressalta Francisco Otávio.

    O Mestrado em Economia

    As aulas do Curso de Mestrado Profissional em Economia do Setor Público (MESP), realizadas no auditório do IPC, aconteceram semanalmente, de terça à quinta, das 19 às 22 horas.

    Para obter o título de mestre é necessário elaborar e defender uma dissertação dentro de sua área de especialização, completar os créditos exigidos com um Índice de Aproveitamento Global (IAG) igual ou superior a 7, manter média acumulada superior a 7 em dois períodos letivos consecutivos e ter frequência mínima de 75% em cada disciplina.

    O mestrando precisa cursar, no mínimo, 12 créditos correspondentes às disciplinas obrigatórias e 12 créditos correspondentes às disciplinas eletivas e a carga horária total é de 480 horas/aula, o equivalente a 30 créditos.

    O curso tem reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

    • Publicações1603
    • Seguidores6
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações9
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dissertacoes-do-mestrado-em-economia-do-setor-publico-comecam-a-ser-defendidas/116467285

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)